LEITORES ASSÍDUOS (ou com vontade de sê-lo)

sábado, 29 de setembro de 2012

ENTRE BESTEIRAS GERAIS E ESPECÍFICAS

Já faz um bom tempo que não escrevo neste espaço. Não seria exato, porém, dizer que nada tinha para escrever, pois nestes últimos tempos venho estudando muito e ando mesmo bastante focado. Assim, creio que deixei de lado meu blogue não porque não tivesse o que dizer, mas antes por uma certa indefinição de minha parte quanto à cara dele.

Me explico. Este espaço me pareceu de início um local adequado para dar, como se diz, "pitacos" sobre isso e aquilo. Logo percebi, no entanto, que dar palpites sobre coisas que nem sempre nos são familiares (e muitas nos são estranhas) pode ser perigoso, no mínimo, digamos, vergonhoso a quem o faz. Não tendo grande conhecimento das coisas, por que vamos querer atirar aos sete ventos nossa exímia ignorância? O silencioso pode passar por sábio, o falastrão nunca.

Conclusão: melhor calar-se!

Mas e se, tendo estudado isso e mais aquilo (que sempre se estuda um bocadinho), nos puséssemos tão somente a comentar sobre o estudado, especificamente? Decerto a amplitude das besteiras seria menor, ao menos mais dificilmente discernível. Aqui, evidentemente, haverá sempre o risco de se especializar demasiado o espaço, de modo que já não sirva senão a quem tenha o mesmo interesse diminuto, e olhe lá!

Assim, entre escrever bobagens gerais ou muito específicas, acabei silencioso como a letra H, na astuta esperança de que, se nunca me tivessem por sábio, ao menos não me tomassem por tolo.